Como o uso de computadores em sala de aula pode afetar o aprendizado

12:03:00

O dia do estudante foi ontem, e dependendo o curso ou área, quem estuda sabe que o custo com copias de textos e materiais é bem grande. Eu por exemplo, nos primeiros semestres, quase virei sócia do xérox da faculdade, mas os semestres vão passando e a gente vai elaborando estratégias para dar uma economizada e, levar o computador para a sala de aula é uma boa solução pra isso. Mas será que é uma boa para o aprendizado?



Existem diversas pesquisas quem falam sobre o uso do computador em sala de aula, e em sua grande maioria são estudos que mostram aspectos negativos desse uso, como no estudo de Falah, Sarah Awwad e Ahmad Ayesh sobre o uso do computador em sala de aula de turmas de engenharia e tecnologia da informação ( acho que seria mais estranho se esses cursos não usassem notebooks) mostrando que a maioria dos alunos estava utilizando seus computadores para acessar coisas não relacionadas a aula, como redes sociais, videos, fotos, jogos, etc, concluindo através da aplicação de um questionário sobre a atenção durante as aulas  que o computador é algo que pode causar muita distração nos estudos.


Patrick Gaudreau e Dave Miranda de uma universidade Canadense publicaram um estudo sobre o comportamento de 1129  alunos em seus notebook durante a aula. Nessa pesquisa os autores contataram que alunos que possuem uma grande satisfação com seu desempenho acadêmico tendem a utilizar o computador em sala de aula para auxiliar em pesquisas relacionadas a temática da aula enquanto alunos que não estão tão satisfeito com seu desempenho acadêmico tendem a fazer o uso do computador para acessar coisas não relacionadas ao conteúdo da aula ( o que parece meio obvio se pensarmos que isso é uma consequência do desvio de atenção durante a aula).

Ok, o computador pode ser uma grande distração assim como celulares, porém isso vai depender muito do usuário. Temos muitos recursos de distração em sala, não só em nossos notebooks, apesar de neles encontrarmos uma infinidade de coisas para nos distrair. Porém, cabe a cada usuário deixar-se ou não "seduzir" pelas possibilidades que temos de distração que a tecnologia pode nos oferecer.


Mas é claro, também temos estudos que mostram os beneficios do uso de computadores em sala de aula, como Robin Kay e Sharon Lauricella mostram em seu estudo sobre o uso dos computadores para melhorar o aprendizado, podendo facilitar o entendimento dos conteúdos trazidos pelo professor em sala de aula, assim como instigar a pesquisa de novos assuntos relacionados a educação e compartilhamento das informações com colegas. 



Mas o que me pergunto é, será que todos os professores estão preparados para essa mudança de comportamento em sala de aula? Sempre tivemos o professor como um suposto saber, porém, nos últimos anos com o acesso a informação de uma forma fácil e rápida, aquilo que ate então era aceito como verdade unica, começa a ser mais questionado pelas pessoas a medida que vão tendo mais acesso as informações e questionando o que é trazido por seus mestres. 

Isso, é claro, incomoda muito professor por ai, pois essa mudança faz com que esses profissionais tenham que pesquisar ainda mais e acompanhar o fluxo de informação de suas áreas. O que é ótimo pois nos mantem sempre atualizados e é uma excelente ferramenta a ser utilizada a favor de todos, tanto professores quanto alunos, mas ainda encontramos profissionais  incomodados com essa mudança, pois estão acomodados em suas profissões e a forma com que ensinam, os famosos "professauros".




E você o que acha do uso de notebooks ou celulares em sala de aula? Se quiser saber um pouco mais sobre essas pesquisas realizadas, da uma olhada nesses artigos:


Awwad, F., Ayesh A., & Awwad S. (2013). Are Laptops Distracting Educational Tools in Classrooms. Procedia- Social and Behavioral Sciences, 103, 154 – 160.

Gaudreau P., Miranda, D., & Gareau, A. (2014). Canadian university students in wireless classrooms: What do they do on their laptops and does it really matter?. Computers & Education 70, 245–255.

Kay, R. H., Lauricella, S. (2014). Investigating the Benefits and Challenges of Using Laptop Computers in Higher Education Classrooms. Canadian Journal of Learning and Technology, 40(2), 1-25.










Leia também

0 comentários