Como Pokémon GO pode influenciar a sua vida social

08:41:00


Sempre gostei de jogos e acho que é uma ótima forma de exercitarmos nosso cérebro, e agora com o lançamento do jogo Pokémon Go também nosso corpo. Mas esse jogo que foi lançado há alguns dias e somente em alguns países já está dando o que falar.



Um dos motivos é em alguns dias já bateu alguns aplicativos usados com redes sociais que até então eram o aplicativos mais baixados ( afinal, para que interagir com as pessoas por redes sociais, se posso jogar com elas).  A ideia quando vemos o jogo, até parece ser essa, pois fez as pessoas saírem de suas casas, onde a maioria do jogadores geralmente esta. 

Porém, aparentemente o jogo não trouxe uma super qualidade de envolvimento, pois as pessoas mesmo assim estão conectadas a todos momento e realmente virtual e  esquecem da realidade a sua volta, o que podemos verificar, em varias noticias e pessoas em redes sociais mostrando machucados que ocorreram quando estavam em busca de seus pokémons.



Algo que me deixou particularmente meio indignada foi um alerta que aparentemente foi dado pela policia de um país, para os jogadores lembrarem de olhar para os lados e para a frente quando fossem atravessar a rua. Como assim você vai esquecer de um comportamento aprendido ainda na infância?

O vem mostrando  suas duas faces. Ao mesmo tempo que nos permite ter uma uma experiência de realidade aumentada, nos possibilitando "viver" o jogo, pode nos colocar em alguns risco, pois algumas pessoas aparentemente não conseguem distinguir a realidade da ficção, e acabam não raciocinando sobre o perigo de se procurar pokémons alguns lugares.




Ao assistir um vídeo de alguns jovens jogando nos EUA, simplesmente estavam focados em sua busca, cada olhando para a tela de seus celulares, não havia interação, se não alguns esbarrões de vez em quando. Esse tipo de jogo não deveria aproximar mais as pessoas, fazendo com que saíssem de casa para interagir com o mundo? 


Enfim, a intenção não foi criticar o jogo, até porque ele nem saiu no Brasil ainda, mas refletir sobre os tipos de interações que temos com as pessoas. Quando foi a ultima vez que você almoçou com alguém sem pegar seu celular? Que a tecnologia nos possibilita coisas maravilhosas esta certo, mas o quanto ela afeta a qualidade dos nossos relacionamento, bom isso vai ficar para outra conversa nossa.

Leia também

0 comentários